quarta-feira, 4 de agosto de 2010

300 mil alunos da Rede Municipal fazem a Prova da Cidade

Fonte: SME SP - 30/07/2010

A avaliação que dá oportunidade aos professores de identificar os sucessos e as necessidades de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino paulistana chega à sua segunda edição. A Prova da Cidade será no dias 3 e 4 de agosto e tem como novidade, em 2010, a ampliação do diagnóstico para os estudantes a partir do 2º ano do Ciclo I até o final do Ciclo II. A avaliação não é obrigatória, mas 70% das escolas aderiram à Prova da Cidade. Isso significa que 299.621 alunos responderão aos testes objetivos e às perguntas dissertativas de Português e Matemática, além de produzirem um texto. Os estudantes serão avaliados com base nas habilidades que deveriam ter sido desenvolvidos até o 1º semestre deste ano, considerando o documento de Orientações Curriculares, em uso nas unidades escolares municipais desde 2007.

A Prova da Cidade foi criada em 2009 por técnicos da Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de oferecer informações para os educadores, como um diagnóstico da aprendizagem, contribuindo para um novo planejamento de rotinas e atividades escolares. Por esse motivo, é o professor de cada unidade que faz a correção dos textos e das respostas construídas, além de permanecer com todo o material na escola para poder discutir as respostas de todas as questões com seus alunos. O teste é elaborado pelo Núcleo de Avaliação da Secretaria.

Na terça-feira, dia 3, os alunos farão a prova de Português e, no dia 4, a de Matemática. As perguntas deste ano terão ilustrações, o que deixa a avaliação mais divertida. Alunos dos 2º, 3º e 3º ano PIC (Programa Intensivo no Cilco I) responderão a 20 questões de cada disciplina, além de uma produção de texto em Língua Portuguesa e duas questões de respostas construídas (em que o aluno tem de descrever o raciocínio que o levou a uma determinada resposta) em Matemática. Os outros anos 32 questões em cada matéria, o texto e três perguntas dissertativas de Matemática. Os alunos do 4º ano PIC farão 20 testes de Português e 32 de Matemática.

A partir do dia 5, todos os professores terão disponíveis no portal da Educação os Guias de Correção de Língua Portuguesa e Matemática, contendo as respostas e as justificativas para cada alternativa (questões de múltipla escolha), bem como as grades de correção para as produções de texto e das outras questões que devem ter resposta construída.

SME convoca professores de Educação Física para o ensino fundamental II e médio

Fonte: 04/08/2010 - Sinpeem 

A Secretaria Municipal de Educação (SME) convocou 52 professores de Educação Física para o ensino fundamental II e médio.

A convocação foi publicada nas páginas 33 e 34 do Diário Oficial da Cidade (DOC) de 03 de agosto de 2010.

A escolha de vagas para o provimento dos cargos está marcada para o dia 18 de agosto. Os candidatos deverão comparecer ao auditório da Conae 2, na avenida Angélica, 2.606, Consolação, de acordo com os seguinte cronograma:

HORÁRIO CLASSIFICAÇÃO

17h30 842 a 893

18h25 retardatários da escolha até 18h30

OBSERVAÇÕES

1 - Os interessados ou seus procuradores habilitados para tal deverão comparecer no local e horário acima indicados, munidos dos seguintes documentos:

- cédula de identidade;

- demonstrativo de pagamento (quando for servidor municipal).

1.1 - Os procuradores deverão estar munidos de cópia dos documentos de seus representantes e dos respectivos documentos de procuração.

2 - No final do processo de escolha serão chamados os retardatários da escolha, obedecendo à ordem de classificação nos moldes do cronograma supra.

3 - O não comparecimento dos candidatos convocados às sessões de escolha, acarretará a imediata disponibilização das vagas para chamadas subseqüentes de outros candidatos aprovados.

Multiplicando Saber

Fonte: http://www.multiplicandosaber.org.br/ - Site da UDEMO

O Programa Multiplicando Saber é um projeto-piloto da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Organizações Não-Governamentais, professores da Universidade de São Paulo (USP), e pesquisadores da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

O Programa visa promover sessões de estudo de matemática em formato de tutorias voltadas para alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental (pupilos) que apresentem dificuldade em matemática. As sessões promovem a interação entre estes alunos e um tutor, escolhido entre os alunos do 2º e 3º anos do ensino médio com bom desempenho em matemática. As tutorias não têm a pretensão de substituir as aulas regulares de matemática, mas podem se tornar um importante instrumento para auxiliar tanto os alunos com dificuldade como os professores. Durante as sessões espera-se que os tutores percorram o material de matemática apresentado pelo professor do pupilo em sala de aula, com uma dinâmica parecida a de um plantão de dúvidas ou de uma aula particular.

As tutorias ocorrem em algumas escolas de ensino fundamental onde os jovens demonstrem interesse em participar, enquanto os tutores são recrutados em escolas estaduais de ensino médio localizadas na vizinhança da escola dos pupilos. As tutorias acontecerão duas vezes por semana no período da tarde, e terão duração de 90 minutos cada. O Programa durará 12 semanas, entre os dias 1o de setembro e 23 de novembro de 2010. Aos tutores serão oferecidas uma bolsa auxílio, paga mensalmente, pelos três meses de duração do programa.

Comentário da UDEMO:

Trocando em miúdos, o Estado está recrutando alunos do ensino médio para dar aula de matemática para alunos do ensino fundamental.

Os filhos dos governantes não estudam nessas escolas.