sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Colégio expulsa alunos acusados de fumar maconha

Todos erraram, os pais pela ausência e falta de orientação e a escola pela forma como agiu, pois a mesma poderia fazer tudo isso de outra forma. Claro que a escola tem a função de educar, os responsáveis poderiam conversar com os alunos, esperar voltar para a escola, conversar com os pais e depois até poderiam expulsar (o que só empurra o problema para outra escola, sem nenhuma ação positiva, pois a expulsão pela expulsão acaba perdendo seu valor, função e papel) que é um direito e acredito eu previsto no regimento escolar, sendo assim a família não poderia questionar nada, haja vista que quando faz a matrícula concorda com todas as regras da escola. Mas, como a escola agiu de forma tempestiva, teremos ainda uma grande batalha na justiça e mesmo que os alunos voltem para a escola, isso pode fazer bem para o alter ego dos pais que acham que sairão vitoriosos com a conquista, mas esquecem que manterão os filhos em uma escola em que não são bem vindos, o que poderá trazer outros problemas e será péssimo para a formação dos meninos que já parece ser comprometida. Uma boa conversa entre as partes seria mais interessante do que a justiça. Isso só mostra que a questão das drogas e violência e algo que pertence a sociedade e se manifesta na escola, independetemente de condição social, gênero ou raça. A escola, a sociedade e a família precisam estar atento a essas questões.
Fonte: 24/12/2010 - 11h10 - Agência Estado
Três pais de alunos vão processar a Escola Britânica, colégio particular bilíngue no Rio de Janeiro, por ter expulsado seus filhos sob a acusação de fumarem maconha durante viagem organizada pela escola na semana passada. Os três adolescentes, de 16 anos, foram obrigados a abandonar o passeio, em Pouso Alto, sul de Minas, no primeiro dia.
Segundo um dos pais, que não quis se identificar, os professores mandaram que eles voltassem de táxi. "Meu filho foi tratado como um criminoso. Ele não é e não vou admitir que façam isso com ele. O papel de uma escola é educar."
A Britânica é uma das escolas mais caras do Rio. Para entrar, os alunos pagam uma taxa de cerca de R$ 20 mil. As mensalidades giram em torno de R$ 3,5 mil. Procurada pelo Estado, a escola não quis se manifestar. Os pais decidiram processar o estabelecimento, o diretor e os professores envolvidos no episódio tanto na área cível quanto na criminal.
"A escola desrespeitou a dignidade dos alunos. Foi uma afronta aos direitos fundamentais dos menores. Os algozes (professores e diretor) foram insensíveis, desumanos, arbitrários e vão pagar por isso", afirmou o criminalista Nélio Machado, que representa as famílias.
O passeio da turma foi realizada na semana passada. Os três alunos estavam juntos, no mesmo quarto e, segundo o pai de um deles, os professores sentiram cheiro de maconha. "Eles foram interrogados e sofreram terror psicológico para confessar que tinham fumado. Logo depois foram expulsos do passeio." Segundo o pai, eles tiveram de encontrar uma maneira de voltarem para casa sozinhos. "Isso é inadmissível", afirma. Pouso Alto fica a 250 quilômetros do Rio.
Além do processo criminal, os pais vão tentar uma liminar para que os adolescentes possam continuar estudando na escola. "O que a escola fez é um exemplo negativo. Em vez de educar, resolveram tratá-los como criminosos." As informações são do Jornal da Tarde.

Conselho Municipal de Educação orienta a SME a flexibilizar o número de alunos na EJA

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Protocolo CME nº 11/07 (reautuado)
Interessado DOT/EJA
Assunto: reorganização da EJA (Educação de Jovens e Adultos)
Relatores Conselheiros: Zilma de Moraes Ramos de Oliveira e Júlio Gomes de Almeida
Parecer CME nº 202/10 CEB (DOC de 24/12/2010, página 13)
Aprovado em 09/12/10
CONCLUSÃO:
1 - Aprova-se a nova estrutura curricular para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) proposta pela Secretaria Municipal de Educação (SME) com as seguintes considerações e recomendações:
a) a estrutura curricular precisa valorizar projetos interdisciplinares efetivados pelos professores e/ou com diferentes parcerias;
b) a SME pode flexibilizar o número de alunos por classe, quando isso for adequado;
c) o componente Educação Física deverá ser incluída na matriz que traz a estrutura curricular do curso;
d) na estrutura curricular, substituir "área de conhecimento" por "componente curricular";
e) além de 75% da presença total obrigatória, deve ser observada a freqüência de 50% no mínimo, por componente curricular, tal como dispõem a Deliberação CME nº 03/97 e a indicação CME nº 04/97;
f) deve-se, contudo, envidar esforços para regularizar a frequência dos alunos por meio de programas de compensação de ausências que assegurem novas oportunidades de apropriação dos conteúdos trabalhados e outras ações de combate à evasão escolar.
2 - Deve a SME flexibilizar, por meio de programas e projetos, o atendimento a esta modalidade de ensino com vistas a assegurar as peculiaridades que lhe são próprias.
3 - Solicita-se que até 31 de março de cada ano sejam remetidos a este Colegiado Relatório contendo: dados da matrícula inicial, evasão, retenção, promoção ao final de cada uma das etapas da EJA e as ações da SME com vistas a combater a evasão e assegurar a aprendizagem dos estudantes matriculados nesta modalidade de ensino.
4 - Convalidam-se os atos praticados por SME, em relação ao EJA, no período compreendido entre agosto de 2008 à dezembro de 2010.